O mercado de ações norte-americano é um dos mais importantes e influentes do mundo. Composto por diversas bolsas de valores, ele abrange empresas de diferentes setores e é um indicador da saúde econômica do país. Entre os seus principais índices destacam-se o Dow Jones Industrial Average (Dow Jones), o S&P 500 e o Nasdaq. Neste último, o principal destaque desta sexta-feira foi o seu desempenho positivo, sendo o único dos três índices a fechar com ganhos.
O Nasdaq, também conhecido como “NASDAQ Composite”, é um índice que reúne as ações das principais empresas de tecnologia nos Estados Unidos da América. Sua origem remonta a 1971, quando foi criado como uma bolsa eletrônica de valores, com o objetivo de facilitar a negociação das ações de tecnologia. Ao longo dos anos, o Nasdaq se tornou referência para o mercado de tecnologia, abrangendo empresas como Apple, Google, Amazon e Facebook.
Nesta sexta-feira, dia 09 de julho, o Nasdaq encerrou o dia com uma valorização de 2,3%, atingindo o patamar de 14.696,60 pontos. Enquanto isso, o Dow Jones e o S&P 500 registraram queda de 0,86% e 0,75%, respectivamente. Esses números mostram o desempenho positivo e a resiliência do Nasdaq, mesmo em um dia de volatilidade no mercado.
Uma das principais notícias que contribuiu para o desempenho do Nasdaq foi a divulgação do relatório de empregos nos Estados Unidos. De acordo com o Departamento do Trabalho, foram criados em junho 850 mil novos postos de trabalho, superando as expectativas do mercado. Essa notícia impulsionou as ações no setor de tecnologia, uma vez que as empresas deste segmento são conhecidas por sua dinâmica de contratar trabalhadores altamente qualificados.
Além disso, o bom desempenho das empresas no relatório de empregos é visto como um indicador de uma recuperação econômica mais forte do que o esperado nos Estados Unidos. Isso traz otimismo para os investidores e pode ser um sinal de que a maior economia do mundo está se recuperando dos impactos da pandemia de COVID-19.
No entanto, outros fatores também contribuíram para o desempenho positivo do Nasdaq. O anúncio da Amazon de que irá expandir seu serviço de entrega de remédios para todo o território americano e a aquisição da plataforma de podcasts “Podcast Technologies” pela plataforma de streaming de áudio Spotify também ajudaram a impulsionar o índice.
Outro setor que contribuiu para o desempenho positivo do Nasdaq foi o de energia limpa. Com o aumento das preocupações sobre as mudanças climáticas e o incentivo do governo americano a investimentos em energias renováveis, empresas como a Tesla e a Sunrun tiveram um desempenho positivo, contribuindo para a alta do Nasdaq.
Este é um momento importante para o mercado de tecnologia dos Estados Unidos. A pandemia acelerou a transformação digital e a demanda por produtos e serviços do setor, impulsionando o crescimento das empresas de tecnologia. Além disso, os investidores estão cada vez mais confiantes em investir neste setor, visto que essas empresas também foram menos afetadas pela crise econômica causada pela pandemia.
Com a perspectiva de uma retomada econômica mais forte e a crescente demanda por tecnologia, o Nasdaq tende a se manter como um dos principais destaques do mercado de ações nos próximos períodos. E isso é um bom sinal para os investidores, uma vez que o desempenho do índice é considerado um importante indicador do mercado de