A fruta do milagre, que tem como nome científico Sideroxylon dulificum, tem uma substância capaz de fazer nossa língua perceber o sabor azedo como se fosse doce. No vídeo acima, a equipe do Manual do Mundo experimenta a fruta e depois faz o teste provando alimentos como limão, vinagre e balas super ácidas. O resultado é impressionante: é como se tudo ficasse adocicado.
O interessante desse experimento é que ele ajuda a entender como funcionam os receptores de sabor em nosso corpo. A língua humana tem cinco tipos de receptores, cada um com a capacidade de perceber um sabor: doce, salgado, azedo, amargo e umami – esse último é o sabor do glutamato, que está presente em algumas carnes, tomate, queijo parmesão, entre outros alimentos.
Como eram os banquetes e rituais das antigas festas romanas
Manual do Mundo bate recorde de maior torre de palitos de sorvete do mundo
Manual do Mundo usa pedra e água para decolar um foguete
Só que essa fruta especial há uma substância, uma glicoproteína chamada miraculina, que tem uma propriedade muito interessante. Ela se liga aos receptores de doce e modifica-os temporariamente para que se transformem em receptores de sabores azedos. Assim, após comer essa fruta, o que for azedo vai ativar o receptor do doce, enganando a sua percepção de sabor.
A árvore da Sideroxylon dulificum é nativa da África e era usada pelas tribos locais, que mastigavam essa fruta antes das refeições. O efeito “milagroso” dura em torno de 30 minutos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça a fruta que tira o azedo das comidas: fica tudo doce! no site CNN Brasil.