O governo federal anunciou recentemente uma medida que vai beneficiar milhões de trabalhadores brasileiros. A liberação do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) irá disponibilizar até R$ 12 bilhões para aproximadamente 12,2 milhões de trabalhadores. Essa é uma notícia que traz alívio e esperança para muitas famílias que foram afetadas pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.
A medida foi publicada em uma Medida Provisória (MP) no site da CNN Brasil e já está em vigor desde o dia 29 de junho. Com ela, os trabalhadores poderão optar por sacar uma parte do seu FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. Essa é uma opção que antes não existia e que agora traz mais flexibilidade e autonomia para o trabalhador decidir como utilizar o seu dinheiro.
Mas, afinal, o que é o FGTS? O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado em 1966 com o objetivo de proteger o trabalhador em casos de demissão sem justa causa. Todo mês, o empregador deposita 8% do salário do funcionário em uma conta vinculada ao FGTS. Esse dinheiro fica guardado e pode ser sacado em situações específicas, como a demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, entre outras.
Com a nova medida, o trabalhador poderá optar por sacar uma parte do seu FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. O valor do saque será calculado de acordo com o saldo da conta do trabalhador e poderá variar de 5% a 50%. Além disso, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário também terá direito a um saque adicional, que será de até R$ 2.900,00, dependendo do saldo da conta.
Essa é uma medida que traz benefícios tanto para o trabalhador quanto para a economia do país. Com o saque-aniversário, o trabalhador poderá utilizar o seu dinheiro de forma mais flexível, seja para investir, pagar dívidas ou até mesmo realizar um sonho. Além disso, a liberação desses recursos também irá movimentar a economia, já que muitas pessoas irão utilizar esse dinheiro para consumir.
É importante ressaltar que o saque-aniversário é opcional e o trabalhador que não quiser aderir a essa modalidade poderá continuar sacando o FGTS apenas em situações específicas, como a demissão sem justa causa. Além disso, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário também continuará tendo direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
Outro ponto positivo dessa medida é que ela irá beneficiar principalmente os trabalhadores de baixa renda, que muitas vezes não têm acesso a outras formas de poupança ou investimento. Com o saque-aniversário, essas pessoas poderão ter uma reserva financeira para momentos de dificuldade ou até mesmo para realizar um sonho.
É importante destacar que essa medida não afeta o saldo do FGTS, ou seja, o trabalhador continuará tendo direito ao valor total do seu fundo de garantia. Além disso, o saque-aniversário não interfere no recebimento do seguro-desemprego, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa.
Com essa medida, o governo federal demonstra mais uma vez o seu compromisso em ajudar os trabalhadores brasileiros em um momento de crise econômica. Além disso, a liberação do saque-aniversário do FGTS também é uma forma de estimular a economia e movimentar o mercado, trazendo benefícios para todos.
Portanto,