Apesar do cenário econômico atual ser marcado por um alto endividamento das famílias e uma certa cautela nos gastos, o comércio brasileiro tem motivos para comemorar. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black Friday de 2025 promete ser um grande sucesso, com expectativa de alcançar um recorde de R$ 5,4 bilhões em vendas.
O evento, que já se tornou tradicional no país, acontece sempre na última sexta-feira de novembro e é conhecido por oferecer descontos imperdíveis em diversos produtos e serviços. E mesmo em meio a um período de incertezas econômicas, a Black Friday tem se mostrado uma grande oportunidade para o comércio brasileiro, impulsionando o crescimento nas vendas.
Um dos fatores que contribuem para esse sucesso é o câmbio favorável. Com a moeda brasileira desvalorizada em relação ao dólar e ao euro, produtos importados se tornam mais baratos, atraindo consumidores que buscam por preços mais atrativos. Além disso, o baixo desemprego no país também é um fator importante, pois garante uma maior renda disponível para o consumo.
A CNC estima que o setor de e-commerce será o grande destaque da Black Friday de 2025, com crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Isso se deve não só aos fatores mencionados anteriormente, mas também ao aumento do número de brasileiros que realizam compras pela internet. Com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas passaram a utilizar o comércio eletrônico como forma de evitar aglomerações e garantir a segurança durante as compras.
Outro setor que também deve se destacar é o de eletrodomésticos e eletrônicos, com previsão de crescimento de 10%. Com a chegada da Black Friday, muitos consumidores aproveitam para trocar ou adquirir novos aparelhos, aproveitando os descontos oferecidos pelas lojas. Além disso, a busca por produtos tecnológicos tem se tornado cada vez mais comum, impulsionando o crescimento desse setor.
Mas não são apenas os consumidores que saem ganhando com a Black Friday. O evento também tem um impacto positivo na economia como um todo. Com o aumento das vendas, há um aquecimento no comércio e na indústria, gerando empregos temporários e movimentando diversos setores da economia. Além disso, o aumento do consumo também gera arrecadação de impostos, o que é benéfico para o país.
É importante ressaltar que, para aproveitar ao máximo a Black Friday, é necessário que os consumidores estejam atentos e façam uma pesquisa prévia dos preços dos produtos que desejam adquirir. Infelizmente, ainda existem casos de empresas que aumentam os preços antes da data do evento para depois oferecerem falsos descontos. Por isso, é fundamental ficar atento e buscar por lojas confiáveis.
Com um cenário econômico ainda incerto, a Black Friday de 2025 surge como uma grande oportunidade para o comércio brasileiro. Com o câmbio favorável e o baixo desemprego impulsionando as vendas, o evento promete ser um sucesso e bater recordes de faturamento. Além disso, a Black Friday também traz benefícios para a economia como um todo, gerando empregos e movimentando diversos setores. Então, prepare-se para aproveitar as promoções e fazer boas compras, mas sempre com consciência e responsabilidade.









