O Centro de Estudos Aplicados (CEA) da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o Doutor Finanças, realizou um inquérito entre os dias 2 e 17 de abril de 2025, com o objetivo de compreender melhor as práticas e comportamentos financeiros dos portugueses.
O inquérito contou com a participação de mais de 1000 pessoas, de diversas faixas etárias e regiões do país, e trouxe resultados surpreendentes sobre a relação dos portugueses com o dinheiro.
Em primeiro lugar, foi constatado que mais de 60% dos entrevistados afirmaram ter dificuldades em lidar com suas finanças pessoais. Essa é uma realidade preocupante, que mostra a importância de conscientizar e educar a população sobre a importância do planejamento financeiro.
Outro dado relevante foi o fato de que mais de 70% dos entrevistados não possuem uma reserva de emergência. Isso significa que a maioria dos portugueses não está preparada para lidar com imprevistos, como perda de emprego, doenças ou acidentes.
Além disso, o inquérito também revelou que o endividamento é uma realidade para muitos portugueses. Mais de 50% dos entrevistados afirmaram ter dívidas, sendo que a maioria delas é relacionada a empréstimos bancários e cartões de crédito.
Diante desses resultados, fica evidente a necessidade de uma maior educação financeira e do desenvolvimento de hábitos mais saudáveis em relação ao dinheiro. E é nesse sentido que o CEA e o Doutor Finanças se uniram para promover uma mudança positiva na vida dos portugueses.
O Doutor Finanças é uma empresa que oferece serviços de consultoria e educação financeira, e tem como missão ajudar as pessoas a alcançarem a estabilidade financeira e a realizarem seus sonhos. Já o CEA é um centro de estudos que tem como objetivo promover a investigação e a formação nas áreas de economia e gestão.
Com essa parceria, será possível desenvolver projetos e ações que visam conscientizar e educar a população sobre a importância do planejamento financeiro, da poupança e do investimento para alcançar uma vida financeira mais saudável e estável.
Além disso, o CEA e o Doutor Finanças também irão desenvolver conteúdos educativos e informativos, como e-books, vídeos e workshops, que estarão disponíveis gratuitamente para a população. Dessa forma, será possível alcançar um número maior de pessoas e disseminar conhecimento sobre educação financeira.
Acreditamos que, com essas iniciativas, será possível mudar a realidade financeira dos portugueses e incentivá-los a adotar hábitos mais saudáveis em relação ao dinheiro. Afinal, uma boa gestão financeira é essencial para garantir uma vida mais tranquila e segura.
Portanto, convidamos a todos para se juntarem a nós nessa jornada rumo a uma vida financeira mais saudável e realizadora. Através da educação e da conscientização, podemos construir um futuro melhor para todos. Vamos juntos alcançar a estabilidade financeira e realizar nossos sonhos!