O Dia das Mães é uma das datas comerciais mais importantes do ano, e neste ano, as vendas foram ainda mais promissoras. De acordo com o relatório divulgado pela Cielo e o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no varejo brasileiro aumentaram em 6,3% no período entre os dias 5 e 11 de maio de 2025, em comparação com o mesmo período em 2024. Esses dados são animadores e mostram a força do comércio no país.
O ICVA é um indicador que acompanha o desempenho do varejo nacional, com base nas vendas realizadas por meio das máquinas da Cielo. Ele considera todas as vendas realizadas no período, incluindo compras presenciais, online e por telefone. Esse índice é considerado um termômetro do comércio e suas variações são usadas para analisar o desempenho do setor.
O aumento de 6,3% nas vendas do Dia das Mães é o maior registrado nos últimos anos. Em 2024, o crescimento foi de apenas 1,7%, o que mostra que o comércio está se recuperando após um período de instabilidade. Esse resultado é ainda mais significativo quando levamos em conta que a pandemia do COVID-19 ainda está presente em nossas vidas, e muitos estabelecimentos comerciais tiveram que fechar suas portas temporariamente.
Os dados do ICVA também revelam que o ticket médio das compras aumentou em 4,7% em relação ao ano anterior. Isso significa que, além de mais vendas, os consumidores também gastaram mais em cada compra. Esse aumento no ticket médio pode ser um reflexo da retomada da economia e do aumento do poder de compra da população.
Outro fator que contribuiu para o aumento das vendas foi a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS. Esse adiantamento injetou mais de R$ 25 bilhões na economia e incentivou os consumidores a irem às compras.
Além disso, o Dia das Mães é uma data muito importante para o comércio, pois é uma oportunidade para os filhos demonstrarem seu amor e gratidão pelas suas mães. E mesmo em meio a uma pandemia, as pessoas não deixaram de presentear e homenagear suas mães. Isso mostra que o vínculo familiar e o sentimento de amor e gratidão são mais fortes do que qualquer crise.
O setor que mais se destacou nas vendas foi o de vestuário, com um aumento de 10,4% em relação ao ano anterior. Em seguida, vieram os setores de cosméticos e perfumaria, com um crescimento de 8,2%, e o de móveis e eletrodomésticos, com um aumento de 7,5%. Esses dados mostram que as pessoas estão investindo em presentes que possam agradar e surpreender suas mães.
As vendas online também tiveram um desempenho excelente, com um crescimento de 11,4% em relação ao ano anterior. Isso mostra que os consumidores estão cada vez mais familiarizados com as compras online e que essa modalidade veio para ficar. Além disso, as lojas virtuais oferecem uma maior comodidade e segurança para os consumidores, principalmente em tempos de pandemia.
O aumento nas vendas do Dia das Mães é um indicativo positivo para o comércio brasileiro. Isso mostra que o setor está se recuperando e que a economia está em processo de retomada. Além disso, esse resultado é importante para incentivar os empresários e comerciantes a continuarem investindo em seus negócios e gerando empregos.
Com a chegada do









